Pós-Vendas uma mina de ouro abandonada

Quando é que realmente começa uma venda?

Imagine, você estar sentado sobre uma mina de ouro, saber que ela pode te proporcionar uma riqueza enorme, mas que para ter acesso a ela, você tivesse que cavar cada dia um pouco, para tomar posse o que te pertence por direito e não de fato.

O que? Você está estranhando essa conversa?

Fica tranquilo aí, que já você vai entender.

Você atua no varejo ou em outro segmento do mercado. Atua com vendas? Sim, é para você que estou escrevendo neste momento. Isso se aplica a todo o tipo de negócio, mas aqui o foco é falar do varejo em geral.

Ah, o nome da riqueza: Vendas, comissão, lucros, clientes fidelizados, etc…

A mina de ouro?

Os clientes que um dia tiveram a coragem de confiar em você, na sua loja e deixar ali, parte do seu suado dinheiro em troca de um produto, ou quem sabe muitos produtos.

Se esse cliente, confiou em você e em sua loja, ele não mereceria alguma atenção especial depois disso?

Não tenho nenhum traço de dúvidas, que sim.

Mas vamos à mina de ouro.

Ela é composta destes clientes que acabei de mencionar. Agora, a pergunta que você deve se fazer é: Com cavar para chegar a esse tal “ouro”?

O nome disso é pós-vendas.

Estranhou? Não me admiro com esse estranhamento.

Recentemente uma grande revista de negócios e vendas fez uma pesquisa com mais de 500 gestores de vendas no Brasil e foram detectados alguns dados alarmantes:

  • Quase 50% dos entrevistados respondentes deram notas inferiores a 5 (numa escala de 0 a 10) para a atenção que suas empresas dão ao pós-venda.
  • Mais de 80% disseram não ter metas claras com relação a essa etapa da venda. (Pós-vendas é sim uma etapa importante da venda).
  • Cerca de 75% dos pesquisados não têm um processo claro e bem definido para contatar e/ou atrair de maneira efetiva clientes que já compraram anteriormente.

Isso só me leva a concluir que:

Os vendedores em sua grande maioria preferem dar um duro danado durante dia, todos os dias do mês para buscar e desenvolver novos clientes, convencê-los a confiar nele (vendedor) e na loja, para deixar lá o suado dinheiro, do que simplesmente desenvolver uma ação de pós-venda, com quem já conhece o vendedor, a loja, o sistema.

A pergunta que eu faço é: Isso é usar a inteligência em vendas?

Eu vim para provocar mudanças e incomodar os acomodados. Quer aprender fazer Pós-vendas? Eu posso te ajudar.

Pensa nisso, pratique Pós-vendas e ganhe muito mais clientes e dinheiro.

Sigmar Sabin

 

Palestrante, Especialista em desenvolver vendedores através de treinamentos e mentoria de vendas.
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